CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 23/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA JANTAR SOLIDÁRIO, CAMPANHA NATAL DOS SONHOS. A Prefeitura de Mãe do Rio, através da Secretaria de Assistência e Promoção Social, promoveu um jantar solidário da campanha Natal dos Sonhos, na última sexta-feira, 22.
O evento foi direcionado às famílias carentes que fazem parte do programa Bolsa Família.
Além do jantar delicioso e saudável, foram distribuídas mais de 500 cestas básicas, e sorteio de brindes entre as famílias presentes no jantar. Ao todo 1200 pessoas foram beneficiadas com a campanha.
#NatalDosSonhos #União #Dignidade #FelizNatal
#Desenvolvimento 14/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA ENTREGA DE CHEQUES A MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS. A Prefeitura de Mãe do Rio, através da Secretaria de Assistência e Promoção Social, em parceria com o programa Credcidadão do Governo do Estado, na última terça-feira, 12, realizou a entrega de cheques a micro e pequenos empresários ou aqueles que desejam abrir seu próprio negócio. Os valores variam entre 2 mil e 5 mil reais. 20 pessoas foram beneficiadas com o programa.
O programa de microcrédito do governo do Estado atende micro e pequenos empreendedores, visando contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo para gerar trabalho, renda e qualidade de vida.
#Desenvolvimento #AvançaMãedoRio #MunicípioForte #RenovaçãoeDesenvolvimento.
#Festa 01/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA NATAL DOS SONHOS Dezembro se inicia e a cidade se prepara para a chegada do natal.
O projeto Natal dos Sonhos promovido pela Secretaria de Assistência e Promoção Social, em parceria com toda a população, teve um resultado além do esperado. Milhares de garrafas pet foram transformadas em obras de artes. O que antes seria apenas uma pilha de plástico se tornou magia e encanto através dos símbolos do natal.
Tem árvores de Natal gigantes, tem rena e trenó, boneco de neve, presentes, tudo feito com muito carinho por uma equipe dedicada, e incansável. Ao longo da campanha. Voluntários se uniram aos servidores da Secretaria, dedicados em transformar nossa cidade para o período que se aproxima.
Fica aqui o nosso muito obrigado.
Aproveitem e cuidem das decorações, afinal foram feitas pra você e por você.
#Magia #NataldosSonhos #União
#Cultura 04/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA XVI FESTIVAL DO AÇAI DE MÃE DO RIO. Atrações culturais, música, alegria, diversão e muito, muito Açaí!
#Município 25/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA O "PREFEITURA NOS BAIRROS" REALIZA MAIS DE 250 ATENDIMENTOS NA COMUNIDADE SANTA MARIA DO KM 33. A Escola D. Pedro I na Comunidade Santa Maria do Km 33, teve uma manhã agitada ontem, 24.
O Prefeitura nos Bairros chegou trazendo diversos serviços de cidadania e atendimentos aos moradores da região.
O Prefeitura nos Bairros é uma realização da Prefeitura de Mãe do Rio, através da Secretaria de Assistência, Promoção Social e Cidadania, em parceria com o Deputado Estadual Thiago Araújo.
A segunda edição do programa, teve de 270 atendimentos, dentre eles emissão de carteiras de identidade, título eleitoral, certidões de nascimento, CPF, além de corte de cabelo e manicure.
A população pôde agradecer pessoalmente ao Prefeito Doido Rabelo que esteve acompanhando os serviços.
#Maiscidadania #GarantiadeDireitos #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Município 18/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA O "PREFEITURA NOS BAIRROS" REALIZA MAIS DE 300 ATENDIMENTOS NA PONTE NOVA. A primeira edição do programa Prefeitura nos Bairros foi um sucesso.
A Escola Progresso na Ponte Nova recebeu ontem, 17, os serviços de cidadania oferecidos pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência, Promoção Social e Cidadania, em parceria com o Deputado Estadual Thiago Araújo.
Emissão de carteiras de identidade, título eleitoral, certidões de nascimento, CPF, além de corte de cabelo e manicure, estiveram à disposição da população da Ponte Nova e regiões vizinhas.
Foram realizados mais de 300 atendimentos. A população, satisfeita, agradeceu a prioridade.
O Prefeito Doido Rabelo esteve presente e pôde acompanhar de perto a execução dos serviços.
#MaisCidadania
#AssistênciaSocial 01/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA MÃE DO RIO SEDIA 102° SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS TUTELARES Mãe do Rio recebe o 102° Seminário de Formação para Conselheiros Tutelares e a Rede de Atendimento de Crianças e Adolescentes, de 31 e agosto a 02 de setembro, Galpão das pastorais.
Na noite de ontem, durante a cerimônia de abertura, estiveram presentes conselheiros tutelares de todo o estado. A Vice-Prefeita Lillyane Louchard e a Primeira Dama e também Secretaria Municipal de Assistência Social, Aurivãnia Rabelo, representaram a prefeitura nesse grande evento.
O evento foi uma realização da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Pará (Aconextel), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Mãe do Rio. E tinha por objetivo fortalecer, qualificar e ampliar todos a Rede de proteção à crianças e adolescentes.
#DefesaSocial #RenovaçãoeDesenvolvimento
#AssistênciaSocial 11/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - EM MÃE DO RIO Na terça-feira (7), de Julho 2017 o Conselho Municipal de Assistência Social de Mãe do Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a X Conferência Municipal de Assistência Social.
A solenidade de abertura contou com a participação do Prefeito Sr. José Villeigagnon Rabelo Oliveira - Prefeito de Mãe do Rio; Exma. Sra. Maria Aurivânia Rabelo - Secretária Municipal de Assistência Social; Sr. Fernando José da Silva Junior - Presidente do CMAS; Sr. Sebastião Pinheiro da Silva - Vereador de Mãe do Rio; o Sr. Francisco Ferreira da silva - Representante dos Usuários dos Serviços Sócio assistenciais e o Sr. Antônio Raimundo da Silva - Representante das Entidades não governamental.

Com a palavra, o Presidente do CMAS deu as boas vindas a todos os presentes enfatizando a importância da realização da Conferencia Municipal para a avaliação das políticas publicas elaboração de propostas para a efetivação de novas políticas publicas de garantias de direitas. Em seguida, se pronunciou o Sr. Antônio Raimundo da Silva - Representante das Entidades Não - Governamentais dizendo que é uma honra estar representando esta categoria e disse esta muito feliz com a atuação da atual Gestão pelo apoio as entidades do município. o Sr. Francisco Ferreira da Silva - representante dos Usuários dos Serviços Socioassistenciais, parabenizou a atual gestão pelos excelentes trabalhos realizados no município e em especial ao serviço de convivência o qual ele participa. Em seguida o Sr. Doriedson Santos - Representante do Conselho tutelar de Mãe do Rio ressaltou a importância desta Conferencia e agradeceu a atual gestão pelo total apoio ao Conselho tutelar. Logo após, a Secretaria Municipal de Assistência Social agradeceu a todos os presentes.

O Vereador Sr. Sebastião Pinheiro Falou sobre a importância da conferencia para elaborar propostas para melhorar a situação de jovens e adolescentes do nosso município para que eles tenham a oportunidade de participarem de ações voltadas para esse publico para que eles não sejam destinados aos caminhos das drogas entre outros. Com a palavra, o Exmo. Sr. Prefeito Sr. José Villeigagnon Agradeceu a todos os presentes pela participação e solicitou que todos aproveitem ao máximo esse momento para que desta conferencia, saiam muitas propostas que venham de fato melhorar a qualidade de vida da população.

Ao dar inicio ao processo de leitura e aprovação do Regimento interno da Conferencia municipal de Assistência Social o Assistente Social Sr. José Aurélio, iniciou a leitura da Minuta de regimento interno da X Conferência Municipal de Assistência Social, apresentado à plenária para destaques e aprovação. Lendo cada artigo e observando alguns destaques, foram realizadas as alterações em destaque pelos Delegados e foi aprovado por unanimidade, em seguida, o Presidente do CMAS deu inicio a Apresentação do balanço do SUAS no Município informando como estão sendo realizadas as atividades nos serviços socioassistenciais, quantidades de atendimentos já realizados em especial o Programa Bolsa Familia o qual (Citar quantidade de famílias beneficiárias e valor pago pelo programa). Em seguida, o Presidente do CMAS Convidou a Sr.ª. Grace Soares - Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Ananideua para dar inicio a palestra com o tema: “A Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, momento em que a mesma falou que o país nos um impõe um sistema que nos obriga a necessidade do dinheiro para sobreviver. A falta de trabalho, obriga que as famílias sejam levadas à situação de extrema pobreza. Afirma que a seguridade social independe da contribuição do cidadão. Diz que o Programa Bolsa Família vem para suprir as necessidades básicas da população menos favorecida, pois ainda que muitos contrários ao PBF utilizem-se de falas como “Bolsa Miséria”, ele vem contribuindo para garantir alimentação na mesa de seus beneficiários. Disse que ainda é comum ouvir falas contrárias ao auxílio reclusão, porém, o referido auxílio está previsto em lei, desde que o carcerário tenha contribuído com a previdência social. Tal benefício prevê a manutenção dos filhos enquanto o pai ou a mãe estiver encarcerado.
A política de assistência social tem outras ferramentas pelas quais os usuários podem participar de sua elaboração municipal, quais são o Plano Plurianual, Plano Municipal de Assistência Social, a fim de garantir o efetivo atendimento das necessidades dos seus usuários. Diz que as entidades não governamentais têm sua relevância dentro da Política Nacional de Assistência Social, pois elas desenvolvem atividades que contribuem com o melhoramento da vida da população, além de compor as instâncias de controle social. Afirma que os eixos temáticos trarão grandes contribuições para o aprimoramento da política de assistência local. É por meio das propostas que a população contribui para esse aprimoramento, expondo suas reais necessidades. E, seguida, o Presidente do CMAS convocou aos técnicos que atuarão como facilitadores para darem iniciam aos debates em grupo. Logo após o intervalo para o almoço, deu-se início aos debates, onde foram constituídos 04 (quatro) grupos de Trabalhos, tendo-se as seguintes constituições:

Eixo 01 - Tema: A Proteção Social Não contributiva e o principio da Equidade como Paradigma Para a Gestão dos Direitos Socioassistenciais - Facilitador: Aurélio Costa;
Eixo 02 -: Gestão Dramática e Controle Social: o Lugar da Sociedade Civil no SUAS - Facilitadora: Maria Camila;
Eixo 03 - Tema: Acessos à Seguranças Socioassistenciais e Articulação entre Serviços, Benefícios e Transferência de Renda como Garantia de Direitos Socioassistenciais - Facilitador: Izan Yver Carvalho do Nascimento;
Eixo 04 - Tema: A Legislação como Instrumento para uma Gestão de Compromissos e Corresponsabilidades dos entes Federativos para a garantia dos Direitos Socioassistenciais - Facilitador: Dorialva Ferraz.

Concluída a etapa dos trabalhos em grupo, houve a plenária com apresentações das propostas de acordo com cada tema desenvolvido pelos respectivos grupos sendo aprovadas propostas municipais, que serão enviadas para a Conferência Estadual.
Ainda, foram escolhidos como delegados da X Conferência, para representar na Conferência Estadual.

Quadros Seguimento governamental:
1º Titular Fernando José da Silva Junior
2º Titular José Aurélio Costa
Quadros (suplente), segmento governamental:
1º Neife Lima
2º Izan Yver Carvalho do Nascimento Carvalho

Quadros Seguimento Sociedade Civil;
1º Titular Antonio Raimundo da Silva
2º Titular Raimunda Elizangela C. Pereira
(suplente), sociedade civil:
1º Titular Adaias Oliveira Freitas
Titular Valdeci Justino Bras.

Fonte: SEMAS
Fotos Marcos Belém.




#AssistênciaSocial 07/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Rua São Francisco, bairro São Sebastião, através do Programa PAIF (Proteção e Atendimento Integral à família), beneficia o grupo de Gestantes.
O grupo é aberto para grávidas no período do 1º a 9º mês da gravidez, sendo que no final dos 9º meses de gestação, é entregue um Kit de bebê para cada gestante participante do grupo.
O grupo participa de temas, palestras pertinentes à gestantes, realizado através de dinâmica de grupo, o atendimento é individual e em grupo por assistentes sociais, psicólogos visando o fortalecimento de vínculos familiares, principalmente entre mãe, pai e filho, envolvendo também outros membros da família, destacando sempre a presença do pai.
Está incluso ainda, orientações sócio-educativas, como exemplo: como cuidar do bebê e ter uma gestação saudável, dentro dos padrões de saúde que uma gestante necessita.
No dia 05 de Julho 2017 as 17h. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Sra. AURIVANIA RABELO juntamente com a Assistente Social Dorialva e Lene Donza, reuniram as gestantes participantes para a distribuição dos Kits de bebês.
Das 30 gestantes que integram o programa, 10 receberam o Kit de bebê, por já estarem próximas ao final da gestação. As demais continuarão participando das reuniões que acontecem duas vezes por semana na sede do CRAS,
O prefeito Doido Rabelo, vem incentivando todas as ações que geram benefícios para a população carente, pois sabe o quanto de benefícios são gerados tanto na saúde quanto na vida social das crianças e toda família. Agradeço a todas as mães que acreditam no governo Municipal, Parabéns Secretaria Aurivania Rabelo pelo carinho com a população de Mãe do Rio!
#Festa 22/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA CRAS REALIZA FESTA JUNINA PARA GRUPOS ATENDIDOS PELO CENTRO. Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, por meio Centro de Referência da Assistência Social de Mãe do Rio, promoveram uma Festa Junina para o público atendido, na tarde da última quarta-feira, dia 21 de junho, Veteranos da tradição.
Durante a festa aconteceram diversas apresentações com o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV):

O ambiente estava todo decorado com enfeites juninos confeccionados pelos participantes das atividades do CRAS e foram servidos deliciosos quitutes juninos.
Momentos como este, além de socialização, integração e comemoração, preserva o cultivo de valores culturais do nosso folclore, destaca a gestora da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social.
O evento contou com a participação de todos os grupos vinculados ao CRAS, promovendo a integração do público de todas as idades, entre crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e Pessoas com Deficiência PCD’.
Além do público do CRAS, também houve a presença de autoridades municipais, Primeira-Dama Aurivania Rabelo, juntamente com Fernando José da Silva Junior. (Diretor dos programas sociais).

A festança do CRAS também contou com a animação do Professor Tony e com a colaboração das educadoras Sociais e as pedagogas do serviço.

#AssistênciaSocial 05/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA O PREFEITO DOIDO RABELO E A PRIMEIRA DAMA AURIVANIA RABELO PRESTIGIARAM FESTA JUNINA. O Prefeito Doido Rabelo e a secretaria de Assistência Social, Aurivania Rabelo prestigiaram a festa junina da comunidade São João Batista Ponte Nova realizada na noite de sábado (03) de junho, Estiveram presentes ainda o Coordenadores da Pasta e o chefe de Gabinete Francisco Almeida Basto a presidente da Câmara Municipal, Gelsileia de Araujo Basto, secretária de Educação Isabel Rainha.
A festa foi repleta de alegria e brincadeiras comemorando o São João. Muitas comidas típicas, bolos, paçocas e muitas entre outras delicias que adoçaram o paladar de todos que participaram da festiva. O salão de festa foi todo decorado a típica com bandeirolas. Durante o evento teve apresentação de danças realizadas pelas participantes, logo após foi à tradicional quadrilha, Leilão.
#AssistênciaSocial 30/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA Secretaria de Assistência Social promove festa em homenagem ao Dia das Mães A Prefeitura municipal de Mãe do Rio por meio da Secretaria de Assistência Social realizou nesta sexta-feira (27) uma festa para comemorar o dia das Mães das usuárias dos serviços vinculados à pasta. Participaram da celebração as mães ligadas aos CRAS um serviço chamado Mãe Feliz, são atendidas aquelas mães que vive em situação de vulnerabilidades sociais, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também participaram da linda festa, muitas mães que não pertence a esses serviços foram agraciadas com presentes e muitas brincadeiras lanches e até bingo e entre eles um fogão de quatro bocas. Com a ajuda do INSTITUTO DE MULHRES DA AMAZONIA, foi possível presentear varias cesta básica, Enxoval para as mães grávidas, o evento aconteceu na sede da AÇÃO SOCIAL.
O prefeito Doido Rabelo e a Vice-Prefeita Lillyane Louchard e alguns amigos, Secretários e Vereadores, vieram prestigiar a festa.
A secretária de assistência social do município, Arivania Rabelo
,
Juntas com. Maria Valdilene de Oliveira Donza (Secretária e Diretora de Departamento de Assistência Social), e Fernando José da Silva Junior. (Diretor dos programas sociais).
Agradeceu a participação de todos e o empenho dos servidores na atividade, que aconteceu duas semana após a data oficial da festa das M
ães.


#AssistênciaSocial 24/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA, ACAO E PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA AÇÃO DE CIDADANIA EMITE DOCUMENTOS PARA COMUNIDADE DO SANTO ANTONIO. Nesta quarta-feira 24 muitas pessoas foram agraciadas com documentos de identidade, entre adultos e crianças na comunidade do Santo Antonio do Piripimdeua.
A equipe da secretaria de Assistência Social estiveram presentes na comunidade para segunda ação cidadania organizada para atender os trabalhadores da com emissão de documentos.
O mutirão é resultado de parceria entre prefeitura municipal de Mãe do Rio, Secretaria de Assistência Social. Ação aconteceu na Escola Municipal da comunidade.
Parabéns a toda a equipe pelo o excelente trabalho que vem desenvolvendo
.
www.prefeituramaedorio.pa.gov.br
Emitido dia 21/05/2024 às 23:46:24