CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 02/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO MÃE DO RIO ENFRENTA UM SURTO DE SARAMPO ALÉM DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS QUE SE APROXIMA.
#Saúde 31/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO SE LIGA NAS DICAS DA EQUIPE DA SAÚDE.

Se liga nas dicas da equipe da Saúde.

#MaedoRioContraoCoronavírus

#Saúde 25/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO CRITÉRIO DE DEFINIÇÃO DE CASOS CORONAVÍRUS (COVID-19)

Importante!

#Saúde 06/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO Dezembro Vermelho: Dia Mundial de Luta contra a AIDS
#Saúde 03/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS CONHEÇA MAIS SOBRE O PROGRAMA MELHOR EM CASA.

Conheça um pouco mais sobre o programa Melhor em Casa.

Mãe do Rio se tornou referência em saúde dentre os municípios da região.

#MaisSaúde #AvançaMãedoRio #RenovaçãoeDesenvolvimento

#Saúde 31/05/2019 GABINETE DO PREFEITO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO. Tome uma atitude. Deixe o cigarro de lado.

#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 28/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED PREFEITURA REALIZA PROGRAMAÇÃO ALUSIVA À LUTA ANTIMANICOMIAL. Prefeitura de Mãe do Rio realiza programação alusiva à Luta Antimanicomial.

O evento foi um espaço de discussão sobre saude mental, onde os alunos e profissionais puderam compartilhar e discutir ideias, desmistificando mitos e verdades sobre o tema.

A luta antimanicomial é um movimento que visa combater quaisquer formas de tratamento inadequado ao portador de transtorno mental. Uma luta para que práticas arcaicas não retornem, tais como o manicômio. Neste evento, também, enfatizou-se o papel da psicofobia (preconceito contra a pessoa com transtorno mental) na sociedade atual e formas de combatê-la.

#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 17/05/2019 GABINETE DO PREFEITO SOBRE A SAÍDA DO SECRETÁRIO DE SAÚDE, MARCOS MELO. Sobre a saída do secretário de Saúde, Marcos Melo, que por projetos pessoais, deixa a pasta.

Saúde de qualidade é uma marca da Gestão Doido Rabelo e será mantida assim.
#Saúde 02/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS SÁBADO É O DIA D DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE. Sábado é o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe.

Veja se você se enquadra nos grupos prioritários e procure os locais elencados abaixo.

Não esqueça a caderneta de vacinação.

#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 10/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS HOJE INICIAMOS MAIS UMA CAMPANHA DE VACINAÇÃO. Hoje iniciamos mais uma campanha de vacinação.

Veja os grupos que serão vacinados. Se você fizer parte de algum deles, procure uma Unidade de Saúde.

#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 08/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS EQUIPE DO MAIS MÉDICOS PARTICIPA DE REUNIÃO DE PLANEJAMENTO NA SECRETARIA DE SAÚDE Os médicos ouviram dos coordenadores da diversas aéreas da atenção básica e do Secretário de Saúde sobre as demandas de cada Unidade de Saúde das localidades que serão atendidas pelo programa.

#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 29/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO MÃE DO RIO RECEBE 6 NOVOS MÉDICOS Mãe do Rio recebe 6 novos médicos.

O médicos brasileiros fazem parte do programa Mais Médicos do Governo Federal, e serão direcionados aos postos de saúde que foram afetados com o encerramento do contrato com os médicos cubanos.

Esse reforço vai garantir mais qualidade no atendimento à população da cidade e da zona rural.

#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 21/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS O COMPROMISSO COM A SAÚDE DE MÃE DO RIO, TRADUZIDO EM TRABALHO. O compromisso com a saúde de Mãe do Rio, traduzido em trabalho.
#MaisSaúde #AvançaMãedoRio #RenovaçãoeDesenvolvimento

#Saúde 20/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS PREFEITURA INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES DO NOVO HOSPITAL MUNICIPAL SILAS FREITAS. Prefeitura inaugura novas instalações do novo Hospital Municipal Silas Freitas.
Neste novo espaço, a população poderá contar com quase 70 novos leitos, especialidades nas áreas de Clínica Médica, Cirúrgica, Pediátrica e Obstétrica. O hospital contará também com atendimentos de médicos cardiologistas, ginecologistas, otorrinolaringologista, de psicólogo, assistente social e fisioterapeuta.
A nova estrutura dará melhores condições de atendimento à população e aos servidores, de forma mais eficiente e humanizada.
O evento contou com a presença da população, vereadores, secretários municipais, dos Deputados Federais Nilson Pinto e Elcione Barbalho.
Isso reforça o compromisso do Prefeito Doido Rabelo com saúde da população. A nova estrutura favorecerá ainda mais a realização de novas cirurgias de média e alta complexidade, além de manter o atendimento de dois médicos 24h à disposição da população.
#MaisSaúde #AvançaMãedoRio #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 30/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS COMUNIDADE DO SANTA ANA DO PERINPINDEUA RECEBE BENEFICIOS NA ÁREA DA SAÚDE E BRINQUEDOS NOVOS PARA A PRAÇA DAS CRIANÇAS. Comunidade do Santa Ana do Peripindeua recebe benefícios na área da saúde e brinquedos novos para a praça das crianças.
Na noite de ontem (29) o Prefeito Doido Rabelo entregou uma ambulância nova para ficar à disposição da população daquela comunidade e redondezas. Ainda na área da saúde, a nova sala odontológica foi reequipada e já está em funcionamento para garantir mais qualidade no atendimento.
A Comunidade também recebeu brinquedos completamente novos para o lazer das crianças, substituindo aqueles que já estavam velhos.
O compromisso do governo Doido Rabelo vai além das fronteiras da cidade e alcança a todos de forma igualitária para trazer dignidade à população.
#MaisSaúde #SaúdeemAção #AvançaMãedoRio #RenovaçãoeDesenvolvimento

#Saúde 27/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS UMA CAMPANHA DE TODOS NÓS PARA O BEM DE MUITOS OUTROS. Uma campanha de todos nós para o bem de muitos outros.
#SetembroAmarelo #MaisSaúde #SaúdeMental #RenovaçãoeDesenvolvimento.
#Saúde 26/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED GRANDE CAMINHADA MARCA ENCERRAMENTO DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO. Grande caminhada marca encerramento da Campanha Setembro Amarelo.
Centenas de alunos da rede municipal e estadual de ensino se uniram pela causa. A caminhada encerra a extensa programação que durou todo o mês de setembro pelo combate ao suicídio.
Os alunos traziam faixas com frases relacionadas ao tema, enquanto ouviam informações pelas profissionais do CAPS.
Foi um grande momento para sensibilização de todos. Para que a falta de informação não nos impeça de reconhecer sinais apresentados por alguém que possa estar passando por problemas.
Uma luta de todos em parceria com o poder público.
#MaisSaúde #SaúdeMental #NãoAoSuicídio #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 18/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS SETEMBRO AMARELO. Não deixe de participar da programação da Campanha Setembro Amarelo contra o suicídio. Vamos nos unir por esta causa.
Hoje, às 19h, no Galpão das Pastorais.
#MaisSaúde #SetembroAmarelo.
#Saúde 17/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS DIA ''D'' DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANIMAL. No último sábado (15), a Prefeitura de Mãe do Rio, através da Secretaria de Saúde, realizou o dia “D” da campanha de vacinação animal.
A vacina antirrábica é única forma de prevenção segura da doença, e deve ser administrada nos cães e gatos ainda filhotes - com, pelo menos, 4 meses de vida. Incurável nos animais, a doença, quando transmitida para seres humanos, também pode ser extremamente agressiva e fatal.
Os números do dia “D” foram considerados razoáveis para a Secretaria, atingindo 2295 doses da vacina, entre cães e gatos.
#MaisSaúde #SaúdePet #Amorde4patas
#Saúde 30/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS SAÚDE EM AÇÃO. O “Saúde em Ação” da Secretaria de saúde esteve no km 40 para atendimentos odontológicos, palestras sobre hipertensão e diabetes, e testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV.
#MaisSaúde #AvançaMãedoRio #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 25/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS SAÚDE EM AÇÃO. Mais de 150 pacientes hiperdia (hipertensão e diabetes) atendidos em mais uma edição do Saúde em Ação.

#MaisSaúde
#Saúde 23/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE ATENDIMENTOS PARA PACIENTES HIPERDIA. Prefeitura realiza mutirão de atendimentos para pacientes hiperdia.
Hoje (23) pela manhã, na UBS, a Secretaria de Saúde disponibilizou testes glicêmicos, aferição de pressão arterial, eletrocardiogramas, além de atividades fisioterapêuticas.
O objetivo da ação é realizar os testes para identificar possíveis portadores de diabetes ou hipertensão, assim evitando acidentes cardiovasculares cerebrais.
Após os exames, se necessário os pacientes são encaminhados para um cardiologista para diagnóstico preciso e tratamento.
#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 19/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS DIA D DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO E POLIOMIELITE. Ontem foi o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite.
A Secretaria de Saúde de Mãe do Rio, vacinou cerca de mil crianças, ficando dentro da meta e, segundo os dados da Regional da SESPA, fomos o município que mais vacinou dentro todos da região.
O período de vacinação ainda não terminou e vai até dia 31 de agosto, portanto você deve levar crianças de 1 a menores de 5 anos para tomar essas vacinas e ainda atualizar caderneta.
#MaisSaúde
#Saúde 16/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS PREFEITURA RECEBE MAIS UMA AMBULÂNCIA PARA REFORÇAR A FROTA PARA PRONTO ATENDIMENTOI DE EMERGÊNCIA. Prefeitura de Mãe do Rio recebe mais uma ambulância para reforçar a frota para pronto atendimento de emergência.
O Prefeito Doido Rabelo, acompanhado do Secretário de Saúde, Marcos Melo, participou da cerimônia de entrega dos veículos a vários municípios do estado. O evento contou com a presença do Governador do Estado, Simão Jatene e do Secretário de Estado de Saúde, Vitor Mateus.
#MaisSaúde #AvançaMãedoRio #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 02/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS O ZÉ GOTINHA TEM UM RECADO IMPORTANTE PARA OS PAPAIS E MAMÃES DE CRIANÇAS COM IDADE DE 1 A MENORES DE 5 ANOS. O Zé Gotinha tem um recado importante para os papais e mamães de crianças com idade de 1 a menores de 5 anos.
Não deixe de vacinar. E leve a caderneta da criança.
#MaisSaúde
#Saúde 01/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO DE 2018 Inicia-se no mês de agosto, dia 6, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2018. A vacinação será feita nos locais especificados a seguir, e tem como alvo principal crianças de 1 a menores de 5 anos.
O dia de mobilização nacional - o chamado dia D - acontecerá em 18 de agosto, um sábado.
Leve a caderneta de vacinação!
#MaisSaúde
#Saúde 17/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS A PREFEITURA DE MÃE DO RIO AVANÇA NOS INVESTIMENTOS PARA MELHORAR AINDA MAIS A SAÚDE NO MUNICÍPIO. A Prefeitura de Mãe do Rio avança nos investimentos para melhorar ainda mais a saúde no município.
A população agora pode contar com uma incubadora para transporte de recém-nascidos e prematuros de alto risco, com baixo peso ou graves enfermidades.
As chances de sobrevivência dos recém-nascidos durante transporte inter-hospitalar aumentam quando eles são colocados em um ambiente no qual é controlada a temperatura e a umidade relativa do ar.
O equipamento possui controles exatos para regular a temperatura do ar, oxigênio e umidade relativa, proporcionando isolamento do ambiente externo para manter a vida dos bebês, reproduzindo condições semelhantes as existentes no útero materno.
Mais do que segurança e qualidade no atendimento, é compromisso em salvar vidas. Um reforço para cuidar da saúde dos nossos pequeninos.
#MaisSaúde #AvançaMãedoRio #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 12/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS MUTIRÃO DE ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS. Hoje, na Unidade de Saúde da Família Silas Freitas, no bairro Tubilândia, houve um grande mutirão de atendimentos odontológicos.
A equipe da Secretaria de Saúde atendeu 65 pacientes entre consultas e procedimentos odontológicos simples.
O auditório completamente novo pode receber a população para palestras sobre uma saúde bucal adequada e a importância de fazer o PCCU regularmente.
Na unidade também foram realizados mais de 100 testes rápidos de sífilis e hepatite C, além 15 procedimentos de coletas de PCCU.
Outros bairros também receberão o mutirão para que possamos ampliar nossa cobertura odontológica e de coleta do PCCu por toda a cidade.
#MaisSaúde #AvançaMãedoRio #SaúdeBucal #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 07/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS O SECRETÁRIO DE SAÚDE, FALA UM POUCO MAIS SOBRE A VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES E A IMPORTÂNCIA DE CAPACITÁ-LOS. O Secretário de Saúde, Marcos Melo, fala um pouco mais sobre a valorização dos servidores e a importância de capacitá-los para melhor atender à população.
#MaisSaúde #AvançaMãedoRio #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 07/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Secretaria de Saúde realiza capacitação de servidores em Urgência e Emergência.
Com objetivo de diminuir o tempo de resposta no atendimento a pacientes em situação de emergências cardiovasculares cerebrais e melhorar a qualidade da assistência prestada na Rede de Atendimento à Urgência (RAU), os servidores, durante dois dias, participaram deste primeiro módulo ministrado pela professora Lúcia Medeiros que possui um vasto currículo no assunto. Com mestrado em Ensino em Saúde, e Docente do curso de Enfermagem da UEPA, Lúcia Medeiros também é membro do Time de Resposta Rápida das Américas - Federação Internacional da Cruz Vermelha.
Dentre os 36 profissionais que receberam a capacitação, estão enfermeiros e técnicos em enfermagem plantonistas do Hospital Municipal, condutores de Veículos de Emergência e uma médica.
O Prefeito Doido Rabelo participou da entrega dos certificados e durante sua fala ressaltou a importância da valorização do servidor através da capacitação. “Salvar vidas e melhorar a qualidade no atendimento a nossa população é mais do que um compromisso de gestão é um dever como ser humano”, ressaltou.
#MaisSaúde #AvançaMãedoRio #DoidoPrefeito #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 30/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS PREFEITURA DE MÃE DO RIO INAUGURA A REFORMA E AMPLIAÇÃO DE UBS E USF. Prefeitura de Mãe do Rio inaugura a reforma e ampliação da UBS Mário Alves, no bairro Santo Antônio, e da USF Silas Freitas, no bairro Tubilândia.
A Unidade Básica de Saúde Mário Alves, agora reequipada, passa a contar com mais um consultório médico e um auditório para realização de palestras e ações em saúde.
No bairro da Tubilândia, a Unidade de Saúde da Família, Silas Freitas, foi toda reformada e, com a ampliação, vai dispor de mais um consultório médico, equipamentos novos, e auditório amplo para receber os usuários com mais qualidade.
Importantes conquistas vieram para reforçar a Saúde em nosso município. Muito ainda está por vir. Seguiremos firmes no propósito de entregar um serviço de qualidade para a população.
#MaisSaúde #AvançaMãedoRio #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 22/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS MAIS SAÚDE A semana chega ao fim e vem aquele sentimento de dever cumprido. Foram quase 20 procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade realizados pela Secretaria de Saúde.
Os pacientes aguardavam há mais de 3 anos na fila. A satisfação em seus rostos nos move e nos mostra que estamos seguindo no caminho certo.
Cirurgia de hérnia hignal e umbilical, histerectomia, estão entre as principais realizadas essa semana, todas de alta complexidade.
É importante ressaltar que todos os exames pré-operatórios foram feitos aqui mesmo no município, dispondo dos próprios profissionais, inclusive o risco cirúrgico.
A Prefeitura seguirá trabalhando firme e colocando a saúde da população como prioridade.
#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 06/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS NOVA AMBULÂNCIA PARA O SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU 192. Nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.

#MaisSaúde #SAMU192 #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 04/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS MÃE DO RIO GANHA MAIS UMA AMBULÂNCIA PARA REFORÇAR O SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICO DE URGÊNCIA - SAMU. Mãe do Rio ganha mais uma ambulância para reforçar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU.
A nova ambulância veio através de uma articulação direta do Prefeito com o Ministério da Saúde e é classificada como Unidade de Suporte Básico, destinada ao transporte pré-hospitalar de pacientes em estado grave, contendo equipamentos para a manutenção da vida.
O veículo virá substituir o carro que estava sendo usado e apresentava problemas. O veículo antigo será colocado na frota do município sem fazer parte do SAMU.
Cuidar da nossa gente, essa é a meta.
#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 04/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - CAPS O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, tem as atividades voltadas atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
O CAPS é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, depressão, ansiedade, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida. Para isso, conta com os seguintes profissionais: assistente social, enfermeiros, médico psiquiatra, psicólogo, técnico de enfermagem e terapeuta ocupacional.
Devemos estar mais atentos, olhar com carinho para todos que precisam de ajuda.
#MaisSaúde #SaúdeMental
#Saúde 30/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS SUPERAMOS A META DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE. Superamos a meta de Vacinação contra a Gripe.
A Secretaria de Saúde aproveita para agradecer à população que fez sua parte e foi aos postos para tomar a vacina e ficar protegido da gripe. Agradece também a toda equipe de profissionais que se dedicou durante todo o período da campanha para imunizar o maior número de pessoas.
Seguiremos firmes cuidando da nossa gente.
#MaisSaúde #CampanhadeVacinação2018 #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 12/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS DIA "D" DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE. Hoje foi o dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
A Secretaria de Saúde disponibilizou vários pontos para que a população pudesse se imunizar. Foram vacinadas mais de 2800 pessoas. Nos locais de vacinação foi feito também mais de 300 testes de glicemia e 500 verificações de a de pressão arterial.
Paralelo a isso, na Clínica Anitta Metela, onde funciona a UBS, a Secretaria atendeu 35 pacientes com médico otorrino, realizou ainda 33 endoscopias, 4 colonoscopias, 5 polipectomias.
Além da vacinação pudemos avançar na diminuição da fila de espera por esses exames e consultas médicas.
Cuidando da nossa gente.
#MaisSaúde #AvançaMãedoRio #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 10/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS DIA "D" DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO Já é sábado, dia 12 de maio, o dia "D" da Campanha Nacional de vacinação.
#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 06/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS CLÍNICA ANITTA METELLA, ONDE PROVISIORIAMENTE FUNCIONA A UBS, FORAM REALIZADAS MAIS DE 60 PROCEDIMENTOS MÉDICOS. Ontem, 5, na Clínica Anitta Metella, onde provisoriamente funciona a UBS, foram realizadas mais de 60 procedimentos médicos, entre eles consultas com otorrino e endoscopia digestiva.
Ações como essa tem ajudado a diminuir o tempo de espera pelo exame e por consultas nessa especialidade médica.
Sabendo que se aproxima o Jogos Estudantis Paraenses - JEPS, a Secretaria de Saúde atendeu 160 atletas de Mãe do Rio, que puderam fazer exames médicos de aptidão para serem liberados a participar da competição. Os testes garantem que nossos atletas estejam saudáveis e possam ter um bom desempenho na etapa regional.
Cuidar da nossa gente, esse é nosso dever.
#MaisSaúde #MaisEsporte #MãedoRio30anos #EuamoMãedoRio #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 04/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS AGENTES DE SAÚDE RECEBERAM UMA CAPACITAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO RÁPIDA E EFICAZ DA HANSENÍASE. Hoje pela manhã, os Agentes Comunitários de Saúde receberam uma capacitação para identificação rápida e eficaz da hanseníase.
Durante as palestras foram mostradas aos profissionais, formas de diagnósticos, cuidados e tratamento para os pacientes que apresentarem os sintomas da doença.
A hanseníase começa a se manifestar com manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.
A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo.
A capacitação faz parte do trabalho da Prefeitura de Mãe do Rio para prevenção e tratamento da hanseníase.
#MaisSaúde #MãedoRio30anos #EuAmoMãedoRio #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 24/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS CAMPANHA DE VACINAÇÃO, TODOS JUNTOS CONTRA A GRIPE É muito importante a imunização contra a Gripe.
Leve a caderneta de vacinação.
#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 11/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO - SEMMAS MUTIRÃO DE ATENDIMENTOS MÉDICOS E AÇÕES DE LIMPEZA E COMBATE À PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE. A Prefeitura de Mãe do Rio, através da Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e de Assistência e Desenvolvimento, realizou ontem (10) um mutirão de atendimentos médicos e ações de limpeza e combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, zyka e chikungunya no bairro Nossa Senhora do Rosário de Fátima no Km 40.
Um grande número de casos de suspeita de dengue foi registrado nessa comunidade, por isso a Prefeitura foi até lá com 3 equipes médicas que se dividiram entre a Unidade de Saúde e visitas aos moradores acometidos pelos sintomas da doença. Foram distribuídos repelentes para evitar que mais pessoas sejam picadas, principalmente mulheres grávidas.
Limpeza e roçagem também foram feitas, contribuindo para eliminar os focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Com dengue não se brinca. Faça também sua a parte e não deixe água parada. Essa guerra é de todos nós.
#MaisSaúde #TodosContraOAedesEgypit
#RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 24/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS SAÚDE EM AÇÃO. Na manhã deste sábado, 24, foi realizada a campanha Saúde em Ação.
A população pôde contar com serviços médicos especializados, aferição de pressão arterial, teste de glicemia.
Os números dizem muito. 107 consultas médicas divididas entre otorrino e cardiologista, realizadas na Clínica Anitta Metela onde está funcionando provisoriamente os atendimentos da UBS Joel Nunes.
As ações nos três pontos de grande circulação da cidade, alcançaram 430 atendimentos.
Cuidar da nossa gente, esse é o nosso objetivo.
#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 22/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS AÇÃO DE PREVENÇÃO DA HIPERTENÇÃO ARTERIAL. Neste sábado, a Prefeitura de Mãe do Rio, através da Secretaria de Saúde, estará realizando uma grande Ação de Prevenção da Hipertensão Arterial.
Diversos serviços serão oferecidos à população.
Participe!
Atenção para o horário e os locais. Leve seu cartão SUS.
#QuemSeCuidaViveMais #MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 18/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS O CUIDADO COM A NOSSA POPULAÇÃO DE NOSSA CIDADE ESTÁ SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR. O cuidado com a nossa população de nossa cidade está sempre em primeiro lugar.
Ontem foram realizadas 40 consultas e 35 procedimentos de endoscopia digestiva.
Ações em Saúde como esta vão se repetir mais vezes a fim de atender às demandas pelas principais especialidades médicas.
#DoidoPrefeito #MaisSaúde #AvançaMãedoRio #MunicípioForte #RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 08/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS CUIDAR DE NOSSOS BEBÊS NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA É UM DEVER NOSSO. Cuidar de nossos bebês nos primeiros dias de vida é um dever nosso.
Para isso, a Prefeitura de Mãe do Rio, através da Secretaria de Saúde, disponibiliza o Teste da Orelhinha.
A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) se faz necessária para a identificação o mais precocemente possível de deficiência auditiva em bebês nos primeiros meses de nascidos. Consiste no teste com medidas fisiológicas e eletrofisiológicas da audição, com o objetivo de encaminhá-los para diagnóstico dessa deficiência, e intervenções adequadas à criança e sua família.
Todos os recém-nascidos devem fazer o exame, principalmente os que apresentem indicadores de risco na família: antecedente familiar de surdez permanente, com início desde a infância; Permanência na UTI por mais de cinco dias; Infecções congênitas (toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes, sífilis, HIV); Infecções bacterianas ou virais pós-natais como herpes, sarampo, varicela e meningite;
As mães com bebês recém-nascidos devem procurar as unidades de saúde para regulação e marcação do teste. Quanto mais cedo, mais eficiente o resultado. Não deixe para depois.
#MaisSaúde #SaúdeNeonatal #RenovaçãoeDesenvolvimento.
#Saúde 03/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS A GUERRA CONTRA O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA, NÃO PODE PARAR. A guerra contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, não pode parar.
Nossos Agentes de Combate às Endemias foram às ruas do bairro Bom Jesus hoje pela manhã.
As visitas de porta em porta tinham por objetivo eliminar focos de criadouros do mosquito e educar a população sobre como evitar a proliferação.
O Prefeito Doido Rabelo esteve acompanhando os agentes e conversando com a população para, juntos, vencermos esta guerra.
#TodosContraOAedesAegypit #MaisSaúde #DoidoPrefeito #RenovaçãoeDesenvolvimento.
#Saúde 30/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SEMUS TODOS CONTRA O AEDES AEGYPTI. O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, carrega outras doenças que podem ser fatais.
Vamos ficar atentos e seguir as orientações. A Prefeitura, em parceria com toda a população, vai vencer essa guerra.
#TodosContraOAedesAegypti #MaisSaúde.
#Saúde 01/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO DEZEMBRO VERMELHO O dia D da campanha Dezembro Vermelho movimentou as Unidades Básicas de Saúde.
Com testes rápidos para HIV, Sífilis, palestras educativas sobre prevenção e o diagnóstico precoce das IST (infecção sexualmente transmissível), a Secretaria de Saúde realizou durante o dia de hoje 250 atendimentos.
As ações em saúde continuam durante o mês todo.
Cuide-se!
#MaisSaúde #DezembroVermelho #TodosContraAids #PartiuTeste
#Saúde 29/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO NOVEMBRO AZUL A programação do Novembro Azul, realizada pela Secretaria de Saúde, foi um sucesso.
O público masculino não fez feio, deixou o preconceito de lado e participou das palestras sobre o câncer de próstata, fez testes rápidos de sífilis, recebeu acompanhamento com nutricionistas e atividades corporais com fisioterapeuta. Durante a programação foram realizados, também, cortes de cabelos, emissão de RG e cartão SUS.
O Prefeito Doido Rabelo participou e ainda colocou exames em dia, dando exemplo que os cuidados com a saúde são muito necessários.
As ações em saúde, este mês, direcionadas aos homens, alcançaram um número de mais de 700 atendimentos, entre eles 224 exames PSA e 100 ultrassonografias da próstata nas Unidades de Saúde da cidade e da região rural.
A campanha do Novembro Azul se encerra, mas não podemos deixar de cuidar da saúde. O câncer de próstata é um vilão silencioso, portanto o diagnóstico precoce é sempre a melhor arma para salvar vidas.
#MaisSaúde #NovembroAzul #SaúdedoHomem #SóUmToque
#Saúde 25/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO NOVEMBRO AZUL A Secretaria de Saúde avança nas ações em saúde pelas comunidades de Mãe do Rio.
A ESF Carlos Paizão de Souza, no Km 33, a ESF Ranulfo Cordeiro Pacheco, na Comunidade do Santa Ana do Perimpindeua, e a ESF Dr. Luis Alves dos Santos, no Km 40, receberam o mutirão de ações em Saúde.
Palestras sobre o câncer de próstata, exames de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, PCCU, além de testes rápidos de sífilis, foram disponibilizados para a população.
O cuidado com saúde da população das áreas rurais também é prioridade para a Prefeitura. Por isso ações como estas não serão as únicas.
#MaisSaúde #NovembroAzul #SóumToque
#Saúde 24/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS RECEBE AÇÕES DE SAÚDE. O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também recebeu ações em saúde.
Palestras, consultas, exames e atividades de fisioterapia foram disponibilizados para os idosos que recebem acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social.
Cuidar daqueles estão na melhor idade é um compromisso além da saúde, é respeito e zelo por quem um dia já cuidou de nós.
#MaisSaúde #Melhoridade #Respeito

#Saúde 23/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO NOVEMBRO AZUL As ações da Secretaria de Saúde pelo Novembro Azul continuam.
Durante essa semana foram realizadas palestras, consultas e exames destinados à saúde do homem, tendo como principal objetivo a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. As ações aconteceram na Estratégia Saúde Família Francisco Flor Filho, atende à população da Ponte Nova e comunidades vizinhas, e na ESF Dr. Silas Freitas.
Os pacientes participaram puderam também fazer aferição de pressão arterial, testes de glicemia, além de acompanhamentos com nutricionistas e atividades com fisioterapeuta.
#MaisSaúde #NovembroAzul #Saúdedohomem #SóumToque
#Saúde 17/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO NOVEMBRO AZUL Palestras e consultas voltadas para o público masculino marcaram a semana de programação do Novembro Azul realizada pela Secretaria de Saúde.
Na UBS Joel Nunes foram realizados verificação pressão arterial, teste glicemia, encaminhamento para nutricionista para quem estivesse acima do peso, solicitação de exames e ainda atividades físicas com fisioterapeuta. Tudo para reforçar a importância dos cuidados que homem deve ter com sua saúde.
A Secretaria terá ainda uma extensa programação durante o mês de novembro.
Acompanhe:

Local: PSF Dr. Silas Freitas (Tubilândia)
Data: 20/11/2017
Local: PSF Pociano Cisto Carvalho
Data: 27/11/2017
Local: PSF Francisco Flor Filho (Ponte Nova)
Data: 22/11/2017
Local: PSF Ranulfo Cordeiro Pacheco (Santa Ana)
Data: 23/11/2017
Local: PSF Dr. Luís Alves dos Santos (km 40)
Data : 24/11/2017
Local: PSF Carlos Paixão de Souza (km 33)
Data : 24/11/2017
Dia "D" será realizado na UBS Joel Nunes dos Santos
Data: 28/11/2017
Horário: 19h00 horas
#MaisSaúde #NovembroAzul #SaúdedoHomem #SóUmToque
#Saúde 13/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRAS E EXAMES VOLTADOS PARA O PÚBLICO MASCULINO NO HOSPITAL MUNICIPAL. Secretaria de Saúde realiza palestras e exames voltados para o público masculino no Hospital Municipal.
Seguindo a programação do "Novembro Azul", palestras sobre o câncer de próstata e ultrassonografias de próstata foram realizadas. Mais de 40 pacientes puderam fazer o exame.
O objetivo é atingir o maior número possível de homens que estão na idade de 45 anos com fatores de risco (histórico familiar, obesidade), ou 50 anos sem estes fatores. Fique atento!
#MaisSaúde #SaúdedoHomem #NovembroAzul

#Saúde 12/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO NO ÚLTIMO SÁBADO, 11, FOI O DIA “D” CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA DE CÃES E GATOS. No último sábado, 11, foi o dia "D" da Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos. A campanha atingiu 50% da meta, chegando a mais de 2500 animais vacinados nos postos localizados em toda cidade.
Saiba que sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer até 36 horas após a aplicação.
Se você não vacinou seu animalzinho, procure a Secretaria de Saúde para pegar a dose da vacina, mas não se esqueça de levar isopor com gelo para acondicionamento correto do medicamento.
#MaisSaúde #SaúdePet
#Saúde 04/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO PREFEITO SE REÚNE EM BRASÍLIA COM REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E GARANTE UMA AMBULÂNCIA PARA O MUNICÍPIO. O Prefeito Doido Rabelo se reúne com o Dr. João Salame, Diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde.
As discussões se concentraram em torno da destinação de equipamentos, recursos e veículos, entre eles uma ambulância para o SAMU equipada com UTi, para melhor atender a população de Mãe do Rio.
Estiveram presentes na reunião vários Deputados Federais, Estaduais e prefeitos de outros municípios do Pará.
#AvançaMãedoRio #MaisSaúde

#Saúde 18/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA "D" DA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO. No último sábado, 16, foi o dia "D" da campanha de multivacinação.
A visita aos postos de vacinação foi grande.
Foram garantidas nesta campanha todas as vacinas que já estão disponíveis na rotina das unidades de saúde. A vacinação foi feita de forma seletiva para a população-alvo observando as cadernetas de vacinação (atrasadas ou vencidas) e a faixa etária (crianças e adolescentes de 0 a 15 anos).
Quem estivesse fora desta faixa etária mas com alguma vacina atrasada, pôde receber a imunização.
A campanha segue até o dia 22. Não deixe de vacinar seu filho. A imunização é muito importante.
#CampanhadeVacinação #MaisSaúde
#Saúde 13/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA "D" PARA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NO PRÓXIMO SÁBADO, 16. Sábado, dia 16, é dia o "D" da campanha de multivacinação realizada pela Secretaria de Saúde para atualização da caderneta de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos com os esquemas de vacinação atrasados ou incompletos.
A campanha vai até o dia 22 de setembro, e é necessário a apresentação da caderneta de vacinação.
Os locais de vacinação estão especificados na imagem.
As vacinas disponíveis para as crianças são: Hepatite A, Hepatite B, Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C Conjugada, Poliomielite Inativada (VIP), Poliomielite oral (VOPb), DTP (difteria, tétano e coqueluche), BCG (formas graves de tuberculose na infância), Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus tipo b e hepatite B), contra o Papilomavírus Humano (HPV) e Difteria e Tétano (dT).
Já para os adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias estarão disponíveis as vacinas Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), contra o Papilomavírus Humano (HPV), Difteria e Tétano (dT), Febre Amarela, Hepatite B e Meningo C.
#Saúde 27/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO PREFEITURA RESGATA CIDADÃO EM SITUAÇÃO DE RUA A Prefeitura de Mãe do Rio, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social, informa que o cidadão em situação de rua, conhecido pela população como "Pezão", encontra-se internado no Hospital Municipal de Bragança.
O rapaz com transtorno mental, foi diagnosticado com tuberculose. Após várias tentativas frustradas de internação por parte do poder público e da família, foi necessário uma solicitação junto ao Ministério Público de internação compulsória, já que o transtorno deixava Pezão violento e agressivo, se recusando a receber tratamento.
A procura por leito para o tratamento passou por vários hospitais do estado, mas sem sucesso. Hospital de Clínicas Gaspar Viana, em Belém, não possuía vagas e hospital de Paragominas não aceitou o paciente alegando falta de estrutura para esse tipo de tratamento.
Incansáveis na busca por leito, equipe da Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social de Mãe do Rio, conseguiriam manter cidadão internado em uma enfermaria no Hospital Municipal Dr. Silas Freitas, até que, na quinta-feira, 25, o Hospital Municipal de Bragança Dr. Antonio Zacarias disponibilizou um leito para o tratamento.
Uma equipe do SAMU conduziu o paciente para a cidade de Bragança, na sexta-feira, 25, onde Pezão está internado e recebendo o tratamento necessário.
#SaúdePública #AssistênciaSocial
#RespeitandoaVida
#Saúde 25/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO PREFEITURA REALIZA PRIMEIRA PLENÁRIA DE SAÚDE No último dia 18 de agosto, o Conselho Municipal de Saúde, em Parceria com a Prefeitura realizou a 1ª Planária de Vigilância em Saúde, com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.
O objetivo do evento, realizado pela primeira vez neste ano em todo o país e obrigatório para todos os municípios, é levantar propostas para encaminhar à Conferência Estadual e, posteriormente, à Conferência Nacional.
O Prefeito Doido Rabelo esteve presente e afirmou a dedicação de toda sua equipe para o fortalecimento da atenção básica no município.
#MaisSaúde #DoidoPrefeito
#RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 25/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO PREFEITO PARTICIPA DA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ontem, 24, foi realizada a 8ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Participação Social na Educação Permanente do Sistema Único de Saúde - SUS: Direitos, Deveres e Desafios.
A conferência pode contar com a representação dos vários segmentos sociais, além de vereadores e secretários municipais. Seu resultado expressará as necessidades de saúde daquela população e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais.
A 8ª Conferência foi fruto de uma parceria do Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura através da Secretaria de Saúde.
“Precisamos atuar de forma eficiente na elaboração de políticas públicas que desenvolvam e melhorem ainda mais o quadro da saúde em Mãe do Rio” - disse o Prefeito Doido Rabelo em pronunciamento na abertura da conferência.
#MaisSaúde #DoidoPrefeito
#RenovaçãoeDesenvolvimento
#Saúde 31/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E SANEAMENTO PREFEITO APRESENTA DEMANDAS DO MUNICÍPIO AO MINISTRO DA SAÚDE. O Prefeito Doido Rabelo participou ontem, 31, de uma reunião no auditório do Instituto Evandro Chagas em Belém.
O Ministro da Saúde, Ricardo Borges, fez o anúncio de novos recursos que serão destinados à ampliação da atenção básica no estado do Pará.
O Prefeito de Mãe do Rio apresentou ao ministro as necessidades de nossa cidade. Dentre elas a reforma de postos de saúde e reforço no programa Saúde da Família.

#MaisSaúde #RenovaçãoeDesenvolvimento
www.prefeituramaedorio.pa.gov.br
Emitido dia 19/04/2024 às 00:36:46