NOTÍCIAS

24-JAN-2018

CONHEÇA UM POUCO SOBRE AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL ATRAVÉS DO CREAS.

#AssistênciaSocial 24 DE JANEIRO DE 2018
Conheça um pouco sobre as políticas de Assistência e Desenvolvimento Social através do CREAS que a Prefeitura de Mãe do Rio disponibiliza à população.
O que é?
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.
Serviços ofertados
A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.
Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
Público Atendido
Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.
Formas de Acesso
Procure o Creas do seu município ou região. Essa unidade é pública e os serviços são gratuitos.
O cidadão também pode ser encaminhado ao Creas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da assistência social ou de outras políticas públicas e por órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (como o Ministério Público).
Caso no seu município não tenha um CREAS, procure na prefeitura o setor responsável pela assistência social.
Regionalização
A regionalização do PAEFI constitui-se como uma das estratégias de ampliação do atendimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), direcionada a assegurar o acesso ao atendimento às populações dos municípios com até 20.000 habitantes.
A Prefeitura cuidando de suas crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos.
#AssistênciaSocial

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#mãedorio Há 329 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#mãedorio Há 1 ano(s)

Durante todo o mês de setembro acontece a campanha Setembro Amarelo.

Desenvolvida em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha tem como objetivo abordar de forma transparente a prevenção do suicídio, que é uma questão de saúde pública.

#mãedorio Há 2 ano(s)

Janeiro Branco - 5 dicas para cuidar da sua saúde mental.

A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

#mãedorio Há 3 ano(s)

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

#mãedorio Há 3 ano(s)

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionado

#mãedorio Há 3 ano(s)

Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.

#Município Há 4 ano(s)

SÓ VENCEREMOS ESSA PANDEMIA SE ESTIVERMOS ATENTOS ÀS RECOMENDAÇÕES.

Só venceremos essa pandemia se estivermos atentos às recomendações. Precisamos nos a [...]

#Saúde Há 4 ano(s)

MÃE DO RIO ENFRENTA UM SURTO DE SARAMPO ALÉM DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS QUE SE APROXIMA.

Mãe do Rio enfrenta um surto de sarampo além da pandemia do Coronavírus que se aproxima. [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito