NOTÍCIAS

11-JUL-2017

X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - EM MÃE DO RIO

#AssistênciaSocial 11 DE JULHO DE 2017
Na terça-feira (7), de Julho 2017 o Conselho Municipal de Assistência Social de Mãe do Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a X Conferência Municipal de Assistência Social.
A solenidade de abertura contou com a participação do Prefeito Sr. José Villeigagnon Rabelo Oliveira - Prefeito de Mãe do Rio; Exma. Sra. Maria Aurivânia Rabelo - Secretária Municipal de Assistência Social; Sr. Fernando José da Silva Junior - Presidente do CMAS; Sr. Sebastião Pinheiro da Silva - Vereador de Mãe do Rio; o Sr. Francisco Ferreira da silva - Representante dos Usuários dos Serviços Sócio assistenciais e o Sr. Antônio Raimundo da Silva - Representante das Entidades não governamental.

Com a palavra, o Presidente do CMAS deu as boas vindas a todos os presentes enfatizando a importância da realização da Conferencia Municipal para a avaliação das políticas publicas elaboração de propostas para a efetivação de novas políticas publicas de garantias de direitas. Em seguida, se pronunciou o Sr. Antônio Raimundo da Silva - Representante das Entidades Não - Governamentais dizendo que é uma honra estar representando esta categoria e disse esta muito feliz com a atuação da atual Gestão pelo apoio as entidades do município. o Sr. Francisco Ferreira da Silva - representante dos Usuários dos Serviços Socioassistenciais, parabenizou a atual gestão pelos excelentes trabalhos realizados no município e em especial ao serviço de convivência o qual ele participa. Em seguida o Sr. Doriedson Santos - Representante do Conselho tutelar de Mãe do Rio ressaltou a importância desta Conferencia e agradeceu a atual gestão pelo total apoio ao Conselho tutelar. Logo após, a Secretaria Municipal de Assistência Social agradeceu a todos os presentes.

O Vereador Sr. Sebastião Pinheiro Falou sobre a importância da conferencia para elaborar propostas para melhorar a situação de jovens e adolescentes do nosso município para que eles tenham a oportunidade de participarem de ações voltadas para esse publico para que eles não sejam destinados aos caminhos das drogas entre outros. Com a palavra, o Exmo. Sr. Prefeito Sr. José Villeigagnon Agradeceu a todos os presentes pela participação e solicitou que todos aproveitem ao máximo esse momento para que desta conferencia, saiam muitas propostas que venham de fato melhorar a qualidade de vida da população.

Ao dar inicio ao processo de leitura e aprovação do Regimento interno da Conferencia municipal de Assistência Social o Assistente Social Sr. José Aurélio, iniciou a leitura da Minuta de regimento interno da X Conferência Municipal de Assistência Social, apresentado à plenária para destaques e aprovação. Lendo cada artigo e observando alguns destaques, foram realizadas as alterações em destaque pelos Delegados e foi aprovado por unanimidade, em seguida, o Presidente do CMAS deu inicio a Apresentação do balanço do SUAS no Município informando como estão sendo realizadas as atividades nos serviços socioassistenciais, quantidades de atendimentos já realizados em especial o Programa Bolsa Familia o qual (Citar quantidade de famílias beneficiárias e valor pago pelo programa). Em seguida, o Presidente do CMAS Convidou a Sr.ª. Grace Soares - Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Ananideua para dar inicio a palestra com o tema: "A Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS", momento em que a mesma falou que o país nos um impõe um sistema que nos obriga a necessidade do dinheiro para sobreviver. A falta de trabalho, obriga que as famílias sejam levadas à situação de extrema pobreza. Afirma que a seguridade social independe da contribuição do cidadão. Diz que o Programa Bolsa Família vem para suprir as necessidades básicas da população menos favorecida, pois ainda que muitos contrários ao PBF utilizem-se de falas como "Bolsa Miséria", ele vem contribuindo para garantir alimentação na mesa de seus beneficiários. Disse que ainda é comum ouvir falas contrárias ao auxílio reclusão, porém, o referido auxílio está previsto em lei, desde que o carcerário tenha contribuído com a previdência social. Tal benefício prevê a manutenção dos filhos enquanto o pai ou a mãe estiver encarcerado.
A política de assistência social tem outras ferramentas pelas quais os usuários podem participar de sua elaboração municipal, quais são o Plano Plurianual, Plano Municipal de Assistência Social, a fim de garantir o efetivo atendimento das necessidades dos seus usuários. Diz que as entidades não governamentais têm sua relevância dentro da Política Nacional de Assistência Social, pois elas desenvolvem atividades que contribuem com o melhoramento da vida da população, além de compor as instâncias de controle social. Afirma que os eixos temáticos trarão grandes contribuições para o aprimoramento da política de assistência local. É por meio das propostas que a população contribui para esse aprimoramento, expondo suas reais necessidades. E, seguida, o Presidente do CMAS convocou aos técnicos que atuarão como facilitadores para darem iniciam aos debates em grupo. Logo após o intervalo para o almoço, deu-se início aos debates, onde foram constituídos 04 (quatro) grupos de Trabalhos, tendo-se as seguintes constituições:

Eixo 01 - Tema: A Proteção Social Não contributiva e o principio da Equidade como Paradigma Para a Gestão dos Direitos Socioassistenciais - Facilitador: Aurélio Costa;
Eixo 02 -: Gestão Dramática e Controle Social: o Lugar da Sociedade Civil no SUAS - Facilitadora: Maria Camila;
Eixo 03 - Tema: Acessos à Seguranças Socioassistenciais e Articulação entre Serviços, Benefícios e Transferência de Renda como Garantia de Direitos Socioassistenciais - Facilitador: Izan Yver Carvalho do Nascimento;
Eixo 04 - Tema: A Legislação como Instrumento para uma Gestão de Compromissos e Corresponsabilidades dos entes Federativos para a garantia dos Direitos Socioassistenciais - Facilitador: Dorialva Ferraz.

Concluída a etapa dos trabalhos em grupo, houve a plenária com apresentações das propostas de acordo com cada tema desenvolvido pelos respectivos grupos sendo aprovadas propostas municipais, que serão enviadas para a Conferência Estadual.
Ainda, foram escolhidos como delegados da X Conferência, para representar na Conferência Estadual.

Quadros Seguimento governamental:
1º Titular Fernando José da Silva Junior
2º Titular José Aurélio Costa
Quadros (suplente), segmento governamental:
1º Neife Lima
2º Izan Yver Carvalho do Nascimento Carvalho

Quadros Seguimento Sociedade Civil;
1º Titular Antonio Raimundo da Silva
2º Titular Raimunda Elizangela C. Pereira
(suplente), sociedade civil:
1º Titular Adaias Oliveira Freitas
Titular Valdeci Justino Bras.

Fonte: SEMAS
Fotos Marcos Belém.




 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#mãedorio Há 329 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#mãedorio Há 1 ano(s)

Durante todo o mês de setembro acontece a campanha Setembro Amarelo.

Desenvolvida em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha tem como objetivo abordar de forma transparente a prevenção do suicídio, que é uma questão de saúde pública.

#mãedorio Há 2 ano(s)

Janeiro Branco - 5 dicas para cuidar da sua saúde mental.

A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

#mãedorio Há 3 ano(s)

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

#mãedorio Há 3 ano(s)

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionado

#mãedorio Há 3 ano(s)

Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.

#Município Há 4 ano(s)

SÓ VENCEREMOS ESSA PANDEMIA SE ESTIVERMOS ATENTOS ÀS RECOMENDAÇÕES.

Só venceremos essa pandemia se estivermos atentos às recomendações. Precisamos nos a [...]

#Saúde Há 4 ano(s)

MÃE DO RIO ENFRENTA UM SURTO DE SARAMPO ALÉM DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS QUE SE APROXIMA.

Mãe do Rio enfrenta um surto de sarampo além da pandemia do Coronavírus que se aproxima. [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito